Safári Astronômico levará participantes a capturarem astros com os olhos

Como parte das festividades do centenário de nascimento do astrônomo Jean Nicolini, o Observatório Municipal de Campinas, que leva o seu nome e é equipamento da Secretaria de Cultura e Turismo, promove um “Safári Astronômico”. A atividade será no dia 14 de abril, véspera de feriado, das 17h30 até 21h30, com ingressos a R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada).

A palavra safári significa, originalmente, jornada, viagem. Nesse caso, estas palavras são usadas para qualquer tipo de viagem, explicam os organizadores do evento.

A primeira etapa dessa jornada será a observação da Lua, tanto a olho nu como ao telescópio. Serão abordadas as curiosidades, lendas, causos e informações técnicas sobre o satélite natural da Terra.

Na segunda parte do Safári, na parte externa do Observatório, será feita uma "Leitura do Céu" para reconhecimento das principais estrelas e constelações, para posterior observação ao telescópio.

Já a terceira etapa será no telescópio Zeiss de 500 mm, onde será possível observar a Nebulosa de Orion, Caixinha de Joias e Alfa do Centauro.

Serviço:

Safári Astronômico

Local: Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini” - Estrada do Capricórnio, Monte Urânia, s/n, Serra das Cabras, Joaquim Egídio.

Dia: 14/04

Horário: das 17h30 até 21h30

Ingressos : inteira, R$10,00; meia entrada, R$5,00. Não serão aceitos cartões e nem PIX.

Por ser local serrano, é aconselhável levar agasalho e lanche.

Os organizadores recomendam consultar as condições climáticas antes de fazer se dirigir ao Observatório.

* Observação: O Observatório estará fechado na Sexta-Feira Santa e no Domingo.