Secretaria de Cultura lamenta morte de "Mãezinha"

Mãe Iberecy - Projeto "As Matriarcas da Cultura Popular" - foto: Fabiana Ribeiro

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo lamenta o falecimento da Evanir Rodrigues, Iyá Iberecy ou simplesmente “Mãezinha”, como era chamada carinhosamente por todos. Ela faleceu nesta terça-feira, 21 de setembro.

Mãezinha Iberecy nasceu em Campinas, na região da Vila Nova, em agosto de 1950 e orgulhava-se de sua história no meio artístico, sobretudo na música. Foi uma excelente cantora e compositora de lindas e mágicas canções. Compôs um dos hinos da Ponte Preta, onde seu pai, Waldemar Rodrigues, foi jogador profissional.

Seu axé e orientação foi responsável e braço forte para a criação do Ponto de Cultura e Memória IBAÔ, que fica na rua Ema, na Vila Padre Manoel de Nóbrega. IBAÔ é entidade que atua na preservação e disseminação das culturas de matrizes africanas, território cultural reconhecido mundialmente que tem às frente o Mestre David, Xicarangoma de seu axé.

Contribuiu durante décadas com a cultura de Campinas, em época de Carnaval seu Ylê (casa de candomblé) fechava pra sediar a escola de samba Renascença e se transformar no barracão que produzia os figurinos, campeã de vários carnavais. Ela mesma fazia questão de compor os sambas enredos. Tinha na caridade uma de suas principais características.

Também foi líder espiritual de sua comunidade. Desde pequenina recebia os “espíritos” em seu quarto, já era predestinado a ela este universo da espiritualidade, herança de sua ancestralidade africana (seu bisavô africano) como ela dizia. Foi pra Umbanda aos 13 anos, com 16 anos foi iniciada no Candomblé.

Teve Ylê em três locais da região periférica noroeste de Campinas. O primeiro foi no Jardim Garcia, o segundo no quintal da casa de sua mãe, Vó Nézia, na rua Pardal, na Vila Padre Manoel de Nóbrega e o último e atual desde a década de 80 no mesmo bairro, na rua Canário esquina com a rua Azulão.

Vai deixar um vazio imenso e uma saudade sem fim em todos que a conheceram. Mãezinha amava as pessoas e se importava muito com o próximo. “Meu filho, o amor e a caridade é o mais valioso AXÉ, o restante é vaidade.” Assim sempre dizia.