Semana Italiana começa no domingo e segue com música, arte e gastronomia

Com uma intensa programação cultural e gastronômica, começam neste domingo, dia 17 de abril, as atividades da 26ª Semana Italiana de Campinas, organizada pela Casa D’Italia, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A Semana foi criada com o objetivo de valorizar as tradições italianas tão marcantes tanto no País quanto na Região Metropolitana de Campinas.

O início da programação será marcado pelo hasteamento da Bandeira e a execução dos Hinos Nacionais Italiano e Brasileiro, com a participação do Coral Pio XI. A cerimônia será neste domingo, 17 de abril, às 9 horas, na sede Casa D’Italia (Rua dos Bandeirantes, 367. Cambuí).

Na segunda, dia 18 de abril, está agendada para 16h a abertura da exposição de pinturas a óleo e acrílico sobre telas de autoria de Sydia Cesare, Piera Carrara e Giusepe Carrara (póstuma), também na Casa D´Italia.

Na terça, dia 19 de abril, a Câmara Municipal de Campinas entrega o Título de Cidadão Campineiro ao empresário Sergio De Simone. O homenageado é descendente de italianos da Província de Molise, por parte de pai, e da Província de Vicenza, por parte da mãe.

Para o dia 20 de abril, quarta-feira, está agendada uma apresentação da ABAL (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos), com entrada grátis, na Casa D’ Italia.

Esporte e gastronomia

A Prova Tiradentes de Ciclismo, promovida pela Secretaria Municipal de Esportes, está inserida na programação da Semana da Comunidade Italiana. A disputa começa às 6h30 da manhã de quinta-feira, dia 21 de abril, e será realizada ao longo da Avenida Mackenzie, em Sousas.

Uma Polentata especial, e um jantar, elaborados pela chef Sirlei Jacomini, com apresentação de músicas italianas com Jorginho Araújo, serão as atrações da sexta-feira.

Já o encerramento das atividades ocorre no domingo, dia 24 de abril, com duas atividades. Primeiro, uma missa celebrada em italiano, com o Coral Santana, na Igreja São Joaquim e São Roque, no distrito de Joaquim Egídio. Na sequência, haverá uma festa com comidas típicas, como massas, polenta e doces, a preços acessíveis, na Praça Dom Agnello Rossi, em frente à igreja.

“É uma emoção ver imigrantes e filhos de imigrantes italianos tentando manter vivas as tradições da Itália que muito influenciaram a cultura da cidade”, salienta Luiz Rossini, vice-presidente da Casa D’Italia.

Mais informações pelo whatsapp (19) 9.9333.6911