Seminário online discute futuro dos museus

O Museu da Cidade de Campinas participará na próxima quinta-feira, dia 20 de maio, às 15h, de um seminário online que propõe discutir o “Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”. Esse é o tema da 19ª Semana Nacional de Museus, em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em maio.

Para participar do Seminário é preciso se inscrever no link (https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/editais/2021-seminario-reimagin...)

O objetivo do evento é convidar a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido, segundo a gestora do Museu da Cidade, Adriana Barão. “A proposta deste Seminário é reimaginar a atuação do Museu da Cidade a partir dos parâmetros conceituais contemporâneos e sobre as expectativas e desejos das comunidades que vivem em vários territórios de Campinas, incorporando as identidades e memórias da cidade em sua pluralidade”.

Para o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, reimaginar um futuro para os museus significa não apenas dialogar com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, mas também compreender como afetam a maneira de ser e de estar no mundo.

Para o seminário foram convidadas: Mirza Pellicciotta, historiadora doutora pela Unicamp, pesquisadora da temática urbana, integrou a equipe de criação do Museu da Cidade de Campinas e Maria Ignez Mantovani Franco, doutora em Museologia pela Universidade Lusófona (Lisboa). Fundadora e Diretora da EXPOMUS. Presidente do ICOM Brasil entre 2012 e 2018. Membro do Conselho de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Grupo de Facilitadores do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais. Coordenadora de Conteúdo do MBA em Gestão de Museus de São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Gestão Cultural e a Universidade Cândido Mendes.