Sessão de autógrafos e palestras movimentam o CCLA

Uma sessão de autógrafos da musicóloga Lenita W. M. Nogueira e as palestras dos historiadores Fanny Lopes e Aldo Luiz Leoni movimentam o Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) na noite da próxima terça, 30, a partir das 19h30. Os três projetos foram realizados com o apoio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC). A entrada é gratuita.
 
A musicóloga Lenita W. M. Nogueira, autora dos textos dos programas da Orquestra Sinfônica de Campinas, autografa seu livro “Todas as Notas: Comentários para os programas da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas 2003-2016" (Editora Pontes).
A autora reuniu um farto material sobre as obras interpretadas nos concertos realizados entre 2003 a 2016, por ela comentados, em uma edição caprichada. Trata-se de uma fonte de conhecimento para o público que frequenta os concertos, e para aqueles que se interessam pela música sinfônica ou que desejam apenas conhecer melhor o repertório. 
 
De 2003 a 2016, "com exceção de 2005", segundo observa, Lenita escreveu cerca de 450 textos sobre composições de 182 compositores. Ao analisar este conjunto, traçou um panorama da atuação da orquestra, fundada em 1929, e que este ano completa 90 anos. "O material reflete não somente o meu trabalho como anotadora, mas também a intensa atividade da orquestra durante este período", afirma.
 
Palestras
 
No mesmo dia, o público poderá conferir a palestra de Aldo Leoni sobre os resultados da ação de digitalização do acervo de documentos musicais do Museu Carlos Gomes, localizado no CCLA. Essa ação se ateve às obras de compositores que atuaram em São Paulo, como André da Silva Gomes (1752-1844), Jesuíno do Monte Carmelo (1764-1819), Azarias Dias de Mello (1840-1912), entre outros. 
 
"A microfilmagem e a digitalização serão usadas como contraponto entre a salvaguarda da documentação fragilizada e o implemento da pesquisa, facilitando o acesso à informação em meio digital", afirma Leoni.
 
Na sequência, a historiadora Fanny Lopes falará sobre a preservação da memória documental do CCLA, destacando os processos de limpeza e conservação preventiva, critérios e estratégias adotadas para tratamento e digitalização. 
 
CCLA
 
O Centro de Ciências, Letras e Artes é uma entidade cultural particular e sem fins lucrativos, fundada em 31 de outubro de 1901, por um grupo de cientistas, artistas e intelectuais.
O espaço conta hoje com uma biblioteca de 150 mil volumes, uma Pinacoteca e dois museus - um dedicado ao compositor Carlos Gomes e outro ao político Campos Sales. 
O local dispõe, ainda, de galeria de arte, sala de leitura, vitrine cultural e auditório para 220 pessoas. O CCLA está localizado na Rua Bernardino de Campos, 989. Centro, Campinas.