Sinfônica de Campinas e solistas do primeiro time encerram ciclo Beethoven

Depois de dois finais de semana com o público saindo do Teatro Castro Mendes assoviando melodias de Beethoven (1770 - 1827), termina, com programa no sábado e domingo, 2 e 3 de setembro, o ciclo dedicado à produção para piano e orquestra do genial compositor alemão, interpretado pela Orquestra Sinfônica de Campinas. 

 

 

A série, realizada em parceria com a Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), reúne os pianistas Pedro Sperandio, Luciana Sayure e Silvia Molan, considerados nomes fortes da nova geração da cena instrumental. No repertório, Concerto para Piano nº 0, WoO 4, Concerto para Piano nº 2, Op. 19 e Concerto para Piano nº 4, Op. 58.

 

 

Os artistas

 

 

Bacharel em música pela ECA/USP, sob a orientação de Eduardo Monteiro, Pedro Sperandio está radicado na Europa e conjuga suas atividades acadêmicas e profissionais com base em duas instituições: a Escola Superior de Música de Colônia/Alemanha, onde é mestrando em interpretação pianística na classe de Fábio Bidini; e a Universidade de Paris-Sorbonne, onde realiza sua pesquisa de mestrado em musicologia sobre Alexandre Lévy. Sperandio é igualmente diplomado da École Normale de Musique de Paris, onde recebeu o Diplôme Supérieur de Concertiste em 2017, sob a orientação de Rena Shereshevskaya.

 

 

Luciana Sayure reflete em seu trabalho influências de três personalidades do piano brasileiro: Marisa Lacorte, Yara Bernette e Mauricy Martin. Foi premiada em diversos concursos: I Concurso Nacional de Piano Arthur Moreira Lima, XIII Concurso Nacional de Piano Paulo Giovanini e I Concurso Nacional de Piano Lorenzo Fernandez. Integrou o corpo docente da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, da Escola Municipal de Música de São Paulo e do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (Tatuí-SP). Desde 2007 é professora dos Programas de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

 

 

Silvia Carvalho Molan formou-se bacharel na USP em 2013, sob orientação de Eduardo Monteiro. A jovem detém mais de 30 prêmios em concursos de piano, dentre eles o “Prelúdio”, da TV Cultura, em 2010. Desde 2015 cursa mestrado na Alemanha, na classe do Prof. Michael Uhde, com a prestigiosa bolsa do DAAD. Em 2013-2014, Silvia estudou na École Normale de Musique Alfred Cortot em Paris, com a Prof. Rena Shereshevskaya. Além de concertos e festivais pela Europa e América, Silvia já fez master classes com renomados pianistas, como Maria João Pires, Caio Pagano, Dina Yoffe, Klaus Hellwig e outros.

 

 

Considerações do pesquisador Leonardo Augusto Cardoso de Oliveira sobre as obras do repertório

 

 

Concerto para Piano nº 0, WoO 4

 

O pai de Beethoven sempre tivera interesse em ganhar dinheiro com a habilidade musical do filho, e por isso diminuia a sua idade em dois anos quando era anunciada. No manuscrito da obra, encontramos a informação de que a peça fora composta quando o músico estava com doze anos de idade, mas na verdade estaria com quatorze. Hoje, o manuscrito encontra-se na Alemanha, na Biblioteca Estatal de Berlim. Essa é uma obra que revela todas as características da época em que foi criada, sua preocupação com a forma e contrastes. Apesar da parte de piano ter sido escrita pelo compositor, as linhas da orquestra não estavam completas e foi o musicólogo suíço Willy Hess quem completou os trechos omissos.

 

 

Concerto para Piano nº 2, Op. 19 

 

Consideradoa escrita antes do Concerto N.º 1 para Piano, essa obra não foi considerada por Beethoven uma de suas melhores. A peça foi responsável por estabelecer o artista no período de sua mudança de Bonn para Viena. Fez sua estréia como pianista na cidade, deixando de tocar apenas nas cortes vienenses, o que o fez conhecido como um dos músicos jovens da época. Um novo finale foi escrito quando estudou com J. Haydn e a versão final ficou pronta posteriormente à sua estréia.

 

 

Concerto para Piano nº4, Op. 58

 

Beethoven não pôde tocar ele mesmo os concertos para piano após o nº 4, pois sua surdez não permitia que ele escutasse a orquestra. O que fez desse concerto único foi sua introdução, tocada pelo solista sem o acompanhamento da orquestra, com um tema doce e expressivo. Sua estreia foi seguida de quatro horas de música, nunca antes tocadas: as Sinfonias V e VI, além do Rodó para piano e orquestra. O concerto foi bem aceito pelo público, mesmo com sua longa duração e com o frio que fazia em Viena na ocasião.

 

 

 

Programa

 

 

LUDWIG VAN BEETHOVEN (Bonn, 1770 - Viena, 1827)

 

Concerto para piano N.º 0, WoO 4 - 29’

Allegro moderato

Larghetto

Rondo

 

 

PEDRO SPERANDIO, Piano

 

Concerto para Piano N.º 2, Op. 19 - 28’

Allegro con brio

Adagio

Rondo. Molto allegro

 

 

LUCIANA SAYURE, Piano

 

Concerto para Piano N° 4, Op. 58 - 34’

Allegro moderato

Andante con moto

Rondo. Vivace

 

 

SILVIA MOLAN, Piano

 

 

Serviço

 

Orquestra Sinfônica de Campinas

 

Victor Hugo Toro, regente

 

Quando: sábado, 2 de setembro, 20h 

domingo, 3 de setembro, 11h

 

Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas). Telefone (19) 3272-9359.

 

Ingressos: 

sábado - R$30,00 (inteira), R$ 15,00 (estudantes, aposentados), R$ 10,00 (professores das escolas públicas e privadas de Campinas e das cidades da Região Metropolitana, pessoas com mobilidade reduzida e portadores de deficiências), R$ 5,00 (estudantes das redes municipal e estadual). 

domingo - valor promocional: R$ 6,00 (inteira), R$ 3,00 (meia entrada); R$ 2,00 (professores das escolas públicas e privadas de Campinas e das cidades da Região Metropolitana, pessoas com mobilidade reduzida e portadores de deficiências); R$ 1,00 (estudantes das redes municipal e estadual). 

 

 

Classificação indicativa: 6 anos.