Sinfônica faz encerramento do Festival de Música Contemporânea Brasileira

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas participará do sétimo Festival de Música Contemporânea Brasileira, apresentado pela CPFL Energia em parceria com o Instituto CPFL. O Festival será realizado em Campinas, de 22 a 26 de março, no Teatro Municipal Castro Mendes. Todos os concertos estão agendados para as 20h e são gratuitos.

Os convites começam a ser distribuídos duas horas antes das apresentações, por meio da plataforma Sympla, no site do Teatro Castro Mendes. (https://site.bileto.sympla.com.br/teatromunicipalcastromendes/).

O festival homenageia a vida e obra de João Donato e Liduino Pitombeira. A apresentação da Orquestra será no sábado, dia 26 de março, às 20h, em um concerto especial que interpretará obras dos dois compositores homenageados. A apresentação contará com a participação dos solistas Felicia Coelho, na flauta, Lei Weng, no piano, e dos músicos do Instituto Anelo.

O evento começa na terça-feira, 22 de março, com o concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp regida pela maestrina Cinthia Alireti, relembrando as composições que foram apresentadas no festival até aqui. Na quarta-feira, 23, estarão no palco os compositores homenageados para um bate-papo, quando responderão perguntas do público. Essa noite ainda tem na programação um concerto do grupo Unicamp Cello Ensemble.

Nos dias 24 e 25 de março serão executados os concertos comentados dos compositores homenageados do FMCB. Na quinta-feira, 24, João Donato, ao lado de convidados, irá explorar um repertório com grandes composições que marcaram sua carreira. Na sexta-feira, dia 25, será a vez de Liduino Pitombeira e seus convidados dividirem o palco do Teatro Castro Mendes, com um repertório que incluirá suas principais obras.

Concertos e Congresso de Música valorizam a programação

Idealizado pela pianista Thais Nicolau e realizado desde 2014, o Festival já se tornou referência na cidade. A programação da sétima edição conta com cinco dias de concertos abertos e gratuitos para a comunidade, no Teatro Castro Mendes, incluindo um bate-papo com os homenageados. Em paralelo, o FMCB traz a realização do Congresso de Música, no Instituto de Artes da Unicamp, com mesas-redondas, recitais-palestra, debates e apresentações artísticas que exploram as obras dos homenageados. As atividades seguirão todos os protocolos sanitários determinados pelas autoridades municipais e estaduais.

“O projeto nasceu do sonho de criar um espaço que conseguisse valorizar a beleza e os encantamentos da produção musical brasileira. Além dos concertos, durante o evento, pesquisadores vindos de diversos lugares do Brasil e do exterior, músicos e o público em geral estarão na Unicamp para debater temas de relevância para a área cultural e musical do país, além de ter a rara oportunidade de trocar informações com os dois homenageados, todos os dias”, conta Thais.

As atividades serão gratuitas e os participantes receberão certificado de participação. As inscrições serão feitas nos dias de Congresso, no hall de entrada do Instituto de Artes.

Iniciativa

A iniciativa de criar o FMCB surgiu enquanto a pianista desenvolvia a tese de doutorado na Unicamp sobre as obras do compositor Edmundo Villani-Côrtes e teve a ideia de ampliar os horizontes da pesquisa, abrangendo outros talentos brasileiros e criando a oportunidade de compartilhar essa imersão com outras pessoas. “O intuito é fazer com que os homenageados participem das atividades do Festival, possibilitando uma maior interação com o público e com os pesquisadores”, destaca a pianista.

Ao longo das seis edições realizadas, o FMCB já homenageou nomes como Marisa Rezende, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Edino Krieger, Ricardo Tacuchian e, claro, o inspirador desta ideia, Edmundo Villani-Côrtes. Compuseram a programação das edições do FMCB um total de 47 comunicações orais, 12 mesas-redondas e 45 apresentações artísticas. Passaram pelos palcos do Festival mais de 800 músicos, entre proponentes de apresentações artísticas e artistas convidados.

João Donato

Nascido em 1934, no Acre, João Donato é multi-instrumentista, arranjador, compositor e cantor. Um dos precursores da bossa-nova é, também, um dos principais nomes da música popular brasileira. Dono de um estilo cativante, que abarca uma grande variedade sonora, o músico viveu e atuou nos Estados Unidos, onde gravou com grandes nomes do jazz, como Bud Shank, Herbie Mann e Chet Baker.

No Brasil, atuou ao lado de artistas dos mais diversos estilos, como João Gilberto, Tom Jobim, Gilberto Gil, Marcelo D2, Joyce Moreno e Tulipa Ruiz. Recentemente, lançou o disco Síntese do Lance (2021) em parceria com Jards Macalé.

 

Liduino Pitombeira

Liduino Pitombeira nasceu em 1962, em Russas, no Ceará. É compositor, pesquisador e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O compositor também é membro da Academia Brasileira de Música (ABM), do College Music Society of Composers e Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Suas composições formam parte do repertório de orquestras no Brasil e no exterior, e suas pesquisas em composição e teoria musical têm contribuído para a discussão sobre a produção musical.

Parceiros

O FMCB é realizado pelo Grupo Sintonize por meio do ProAC ICMS, ProAC Expresso Direto, Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa. O evento é apresentado pela CPFL Energia, com o apoio da Microgeo, Grupo Alfa, Águas Prata, Instituto Alfa, La Basque, Osten Group e Racional Engenharia.

São parceiros na realização do evento a Prefeitura de Campinas - Secretaria de Cultura e Turismo, Instituto João Donato, Instituto CPFL, Unicamp, Proec - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, CIDDIC - Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural, Instituto de Artes da Unicamp, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, OSU - Orquestra Sinfônica da Unicamp, Academia Brasileira de Música e Odery.

Programação FMCB

Concertos Teatro Castro Mendes

22 de março – terça-feira – 20h

Abertura FMCB com Orquestra Sinfônica da Unicamp

Regente: Cinthia Alireti

 

23 de março – quarta-feira – 20h

Bate-papo com homenageados e concerto com Unicamp Cello Ensemble

 

24 de março – quinta-feira – 20h

Concerto comentado - João Donato e convidados

 

25 de março – sexta-feira – 20h

Concerto comentado Liduino Pitombeira e convidados

 

26 de março – sábado – 20h

Encerramento do FMCB com concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

Solistas: Lei Weng (piano) e Felícia Coelho (flauta)

Participação especial: Instituto Anelo, João Donato e Grupo

 

 

Serviço:

 

 

Festival de Música Contemporânea Brasileira - FMCB 7

 

ONDE: Teatro Municipal Castro Mendes

Rua Conselheiro Gomide, 62 - Vila Industrial

QUANDO: 22 a 26 de março de 2022

HORÁRIO: 20h

Convites serão distribuídos duas horas antes das apresentações por meio do Sympla, na página do teatro https://site.bileto.sympla.com.br/teatromunicipalcastromendes/

 

 

Congresso FMCB

 

ONDE: Instituto de Artes da Unicamp

QUANDO: 24 e 25 de março de 2022

HORÁRIO: a partir das 10h

Inscrições gratuitas, nos dias de congresso, no hall de entrada do Instituto de Artes

 

 

INFORMAÇÕES: www.fmcb.com.br ou Instagram www.instagram.com/fmcbsp/