Sinfônica homenageia mulheres convidando maestrina e solista para concerto

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Orquestra Municipal Sinfônica de Campinas realiza dois concertos gratuitos: na sexta-feira, dia 11 de março, às 20h; e no sábado, dia 12 de março, às 19h, ambos no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”.

Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Teatro com duas horas de antecedência e a entrada será por ordem de chegada. Não será exigida a carteira de vacinação. É obrigatório o uso de máscaras de proteção. Haverá Food Trucks na praça em frente ao Teatro, das 18h às 22h, para atender ao público que irá aos concertos.

As apresentações marcam o início da temporada 2022 da Sinfônica que, para estas duas apresentações, convidou a maestrina Claudia Feres, Regente Titular e Diretora Artística da Orquestra Municipal de Jundiaí, e como solista a pianista Juliana D’Agostini.

“É uma alegria promover esse concerto da nossa Orquestra para homenagear todas as mulheres. Nossa Sinfônica une tradição e vanguarda e, ao longo de sua trajetória, tem revelado ótimas instrumentistas em seu corpo musical e tem sido aberta às mudanças, aos novos ritmos, às manifestações e à diversidade cultural”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.

Programa

No programa serão apresentadas as obras “Homenagem a Kilkerry”, de Denise Garcia; “Concerto para Piano e Orquestra no.1”, de Félix Mendelssohn-Bartoldy, e “Suíte Orquestral Callirhoë”, de Cécile Chaminade.

“A obra Homenagem a Kilkerry, de Denise Garcia, foi escrita especialmente para a Orquestra Sinfônica de Campinas, inspirada no poeta baiano Pedro Kilkerry”, segundo a musicóloga Lenita Nogueira.

O Concerto para piano No.1 in G minor, Op.25, de Félix Mendelssohn-Bartoldy, foi escrito em 1830 e 1831 em Roma, durante uma viagem à Itália, após ter conhecido a pianista Delphine von Schaurot em Munique. Este concerto foi dedicado a Delphine, filha de uma baronesa.

Cecile Chaminade (1857-1944) foi uma compositora francesa nascida em Paris. Apesar da oposição de seu pai a uma educação musical formal, Chaminade estudou intensamente e teve uma brilhante carreira como pianista e compositora, famosa tanto na Europa quanto na América. Era mais conhecida por suas peças de piano e canções, embora suas obras orquestrais sempre tenham sido muito apreciadas.

A Suíte Callirhoë, para orquestra, estreada em Marselha no ano de 1888, é baseada na Antiguidade Clássica.

Sobre a regente

Claudia Feres

Nascida em São Paulo, Claudia Feres formou-se em composição e regência pela Unicamp. Após um período em Cincinnati e Chicago, obteve o título de Mestre em música pela Northwestern University (Chicago) sob a orientação do maestro Victor Yampolsky. Estudou com Eleazar de Carvalho, Fábio Mechetti, Henrique Gregori, Teri Murai, Ronald Zollman, Gustav Meier, Robert Gutter e Jorma Panula.

Desde 1997 é diretora artística da Escola de Música de Jundiaí, onde coordena a Orquestra de Câmara de Repertório. De 2011 a 2014 foi Regente Titular da Orquestra Juvenil de Heliópolis - Instituto Baccarelli. Em 2011 foi nomeada Regente Titular e Diretora Artística da Orquestra Municipal de Jundiaí, hoje em sua 9ª Temporada.

Sobre a solista

Juliana D’Agostini

Pianista, cantora e compositora brasileira. Iniciou seus estudos de piano aos cinco anos, influenciada pela família. Juliana é graduada em piano pela Universidade de São Paulo (USP), sob a tutela de Eduardo Monteiro. Fez aperfeiçoamento nos Estados Unidos sob a orientação de Caio Pagano, no Arizona, de Wha Kyung Byun, em Boston, e de Max Barros, em Nova York; e na França, no Conservatoire de Strasbourg e Académies Internationales d’Été du Grand Nancy.

Além de pianista, Juliana é criadora e apresentadora do programa "O Piano Mágico da Ju”, atualmente na TV Cultura, e tem um projeto POP onde é produzida por Jerry Wonda.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher e Abertura da Temporada 2022

Dias e horários: 11 de março (sexta-feira) às 20h e dia 12 de março (sábado), às 19h.

Local: Teatro José de Castro Mendes

Ingresso: gratuito