Sinfônica relembra homenagem a Zé Keti no canal Cultura Abraça Campinas

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas relembra nesta quinta-feira, 16 de setembro, o vídeo em homenagem ao famoso Zé Keti, que completa nesse mesmo dia, 100 anos de nascimento. O famoso compositor nasceu no dia 16 de setembro de 1921 e foi o criador de sambas como Máscara Negra, música escolhida pela Orquestra na gravação on-line que reuniu o cantor Dudu Nobre, a Orquestra Anelo e as Escolas de Samba de Campinas.

A gravação está no canal do Youtube Cultura Abraça Campinas (https://www.youtube.com/watch?v=dbZ2S9xchk4)

A produção, que foi lançada também no dia 16, em fevereiro, reuniu participações gravadas remotamente de Dudu Nobre, no Rio de Janeiro; do Instituto Anelo, dos ritmistas das escolas de samba, assim como dos diversos naipes da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, composta de cordas, madeiras, metais e percussão. Os registros foram editados e mixados em Campinas, durante a pandemia. 

Zé Keti

Nascido em 1921 no Rio de Janeiro, José Flores de Jesus, o famoso compositor Zé Keti, é um dos principais compositores populares nacionais. Foi pedreiro, feirante e exerceu muitos ofícios no decorrer da vida, mas foi a música que o imortalizou. Zé Keti é autor de obras primas como Máscara Negra, A Voz do Morro, Opinião, Diz que Fui Por Aí, Acender as Velas, entre tantos outros clássicos da música nacional, Seu nome está profundamente ligado à história da Escola de Samba Portela, do Rio de Janeiro. Zé Keti faleceu em 1999, na cidade em que nasceu.

Máscara Negra foi composta para o Carnaval de 1967. Essa marcha rancho foi gravada pelo próprio compositor e também por Dalva de Oliveira. A música venceu o Primeiro Concurso de Músicas para Carnaval, criado pelo Conselho Superior de MPB do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro.