A Valsa – Humor, Drama e Suspense

Tendo um bar como cenário, quatro personagens vivem situações de solidão, amor, preconceito e dificuldade de se manter no mercado de trabalho após uma certa idade. Esses são temas tratados na peça A Valsa, que de uma maneira bem-humorada, encena a complexidade das relações presentes no cotidiano, assim como questões de gênero. Para viver a dona do bar, foi convidada a renomada atriz Glauce Graieb, que retorna ao teatro após uma longa atuação de sucesso na TV. A amizade da sua personagem com uma antiga cliente, cria o ambiente para revelar o drama de Roberto, um senhor de média idade e de Gabriel, um jovem de 25 anos. A montagem é de um grupo independente de Campinas, formado por atores experientes da cidade.

O autor do texto e também ator do espetáculo, Sérgio Vergílio, desenvolveu a dramaturgia inspirado em fatos reais. O drama vivido por um senhor de média idade com o jovem foi realmente o que o impulsionou a contar esta história. “Me incomodou muito a reação perversa e cruel das pessoas da cidade sobre o acontecido e eu nunca esqueci. Depois de muitos anos resolvi escrever a peça como uma forma de catarse”, conta Vergílio, que para preservar os envolvidos, não revela a cidade e nem a época.

As relações dos quatro personagens se misturam ao longo da ação, criando um clima de mistério, segredos e sedução. As revelações dos sentimentos acontecem quando Roberto e Gabriel dançam uma valsa no bar de Mariana, sob o olhar atento de Lara.

A participação de Glauce Graieb no elenco é outro motivo de satisfação para o autor, que a conheceu no set de filmagem do longa-metragem Sophia, em fase de pós- produção. A atriz iniciou sua carreira na TV Excelsior, passou pela Tupi e daí por diante deu vida a muitas personagens, em novelas e minisséries. Seu trabalho mais recente foi em “Tempo de Amar”, na Rede Globo, como Madame Lenah. “Gosto muito de teatro, apesar da minha carreira ter sido construída na TV. Quando recebi o convite do Sérgio, fiquei muito feliz por voltar aos palcos, formamos um grupo unido e temos a certeza de que estamos fazendo um excelente projeto” afirma a atriz.

Também fazem parte do elenco Caio Magalhães e Tânia Garcia. A Valsa tem a direção do experiente Hélcio Henriques que traz o seu aprendizado como ator e diretor de teatro e cinema. “Eu dirijo A Valsa transitando por estas duas linguagens artísticas e tenho no meu olhar os pequenos detalhes”, explica. E que tem ainda como Diretor assistente, Flávio Carnielli.

Espetáculo

10 e 11 de janeiro

Local: Teatro Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas), fone  (19) 3272-9359.

Horário: 21h

Elenco: Glauce Graieb - Mariana Caio Magalhães - Gabriel Sérgio Vergílio - Roberto Tânia Garcia – Lara

Diretor: Hélcio Henriques

Diretor Assistente: Flávio Carnielli

Trilha original: Eduardo Virgilio

Cenografia: Helen Carnielli / M Silvia T G Vergílio Concepção e designer de Luz: Caio Magalhães

 

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada), já disponíveis pelo site www.sympla.com.br. Ou a partir do dia 7 de janeiro, das 16h às 21h, na bilheteria informatizada do Teatro Castro Mendes, que agora também aceita outras formas de pagamento.

Haverá desconto de 50% para compra antecipada até um dia anterior à data do espetáculo, ou apresentação do flyer impresso ou digital no ato da compra, que está disponível no http://campinas.sp.gov.br/governo/cultura/