Várias atividades artísticas marcam os 30 anos do Museu da Cidade

O Museu da Cidade de Campinas completa este ano 30 anos de existência e vai celebrar a data com uma programação especial durante todo o mês de maio. O primeiro evento será na segunda-feira, dia 16, com o webinário “Diálogos entre Museus de Cidade”, que será transmitido às 19h, pelo canal do youtube Cultura Abraça Campinas. Os demais eventos serão atividades de dança, exibição de curtas, documentários audiovisuais, lançamento de livro e exposições.

“A programação diversificada pretende atingir um grande público e reaproximar os visitantes das atividades do Museu da Cidade”, destaca Adriana Barão, que atua no Museu da Cidade desde 2002.

Adriana explica que anualmente o Museu da Cidade realiza uma programação especial no mês de maio para comemorar a Semana de Museus incentivada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e especialmente o Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio, instituído pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para dar maior visibilidade a essas instituições de memória e educação, aproximando de forma intensa o público geral.

O webinário tem o objetivo de apresentar reflexões sobre as principais características de museus de cidade e suas potencialidades e faz parte da programação da Semana Nacional de Museus e que traz como tema “A Força dos Museus”.

Participam do webinário, o museólogo do IDBrasil, Mauricio Rafael, que atuou entre 2016 e 2021 como Supervisor de Museologia e Acervos do Museu da Cidade São Paulo (MCSP), instituição que congrega 13 espaços históricos, distribuídos pelo território da capital paulista e Danilo Montingelli, o coordenador do Programa Diálogos no Museu, que atua com vários projetos educativos do Museu da Cidade de São Paulo e é graduado em Filosofia e atualmente realizando nova graduação em museologia.

A trajetória dos 30 anos do Museu da Cidade será apresentada por Adriana Barão, ex-gestora do Museu da Cidade de Campinas e que atualmente atua no Setor Educativo e Comunicação do MuCi. Graduada em Jornalismo, em Antropologia, atualmente realiza sua terceira graduação em Museologia - é mestre em Artes (Unicamp) e doutoranda pela Faculdade de Educação da Unicamp. A coordenadora de Extensão Cultura, Fabíola Rodrigues, irá realizar a mediação das apresentações.

Sobre a trajetória dos 30 anos do Museu da Cidade, os destaques para os principais programas que aconteceram de forma contínua são: Caminhada Histórica, Programa Agentes da História e Cultura Imaterial. Atualmente, o Museu funciona com três unidades museológicas, sendo a principal sede administrativa e com todo acervo a Casa de Vidro, o prédio de ocupação inicial da Lidgerwood e no distrito de Joaquim Egídio o Centro de Cultura Caipira.

Serviço:

Webinário: “Diálogos entre Museus de Cidade”

Dia e hora: 16 de maio, às 19h

O evento poderá ser acompanhado pelo canal do Youtube Cultura Abraça Campinas.