Vídeos com obras do maestro é um dos destaques do Mês Carlos Gomes

As comemorações ao Mês Carlos Gomes prosseguem com mais atividades nesta segunda semana de setembro, de 6 ao dia 12, com a exibição de vídeos de obras do maestro e compositor campineiro no canal no Youtube Cultura Abraça Campinas. O Mês Carlos Gomes é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

As homenagens iniciaram com a Semana Carlos Gomes, instituída em Campinas pela Lei Municipal Nº9.152, de 1996, na semana que antecedeu o 16 de setembro, no dia em que o maestro faleceu, em 1896. No entanto, devido à necessidade de difundir cada vez mais a obra de Carlos Gomes e ao vasto material deixado pelo compositor campineiro, a comissão organizadora estendeu a programação para todo o mês de setembro. O Mês Carlos Gomes foi instituído pela Lei Municipal Nº 14.909 de 2014.

Sobre Carlos Gomes

Antonio Carlos Gomes nasceu em Campinas, em 1836, e morreu em Belém, em 1896. Foi compositor de óperas e dedicou a maior parte de sua produção musical a este gênero. Começou a estudar música com o pai e continuou os estudos no Conservatório do Rio de Janeiro. Ganhou uma bolsa de estudos e foi para a Europa, em Milão, na Itália, onde se diplomou.

Em março de 1870, a sua ópera mais famosa, O Guarani, estreou no Teatro Scala de Milão e, da Itália, a obra ganhou fama por toda a Europa e consagrou Carlos Gomes como o maior gênio musical das Américas. Doente e com dificuldades financeiras, ele teve que voltar ao Brasil em 1892. Foi para Belém para ocupar o cargo de diretor do Conservatório de Música na capital do Pará, onde morou até morrer, no dia 16 de setembro de 1896.

Confira toda a programação da segunda semana do Mês Carlos Gomes:

06/09 - Segunda-feira

06/09 – Segunda-feira

19h

Vídeo Conservatório Carlos Gomes - gravação do Burrico de pau com o quarteto do Conservatório com a exibição do filme de Mauricio Squarisi O burrico e o bem-te-vi

07/06 - terça-feira

07/09 – terça-feira

Seção Memória com Gustavo Osmar Correa Mazzola

Jornal Hora Campinas - https://horacampinas.com.br/

08/09 - quarta-feira

08/09 – quarta-feira

19h

Apresentação dos Candidatos (Melhor Voz Masculina) inscritos no Concurso Lírico de 2021 – vídeos da segunda etapa

09/09 - quinta-feira

09/09 – quinta-feira

19h

Apresentação das Candidatas (Melhor Voz Feminina) inscritos no Concurso Lírico de 2021 – vídeos da segunda etapa

09/09 – quinta-feira

Seção Memória com Jorge Alves de Lima

Jornal Hora Campinas - https://horacampinas.com.br/

09/09 - quinta-feira

10/09 – sexta-feira

Jota Silva entrevista Regina Márcia Moura Tavares e Jorge Alves de Lima

Rádio Educativa de Campinas FM-101,9

10/09 – sexta-feira

19h

Apresentação ABAL - Associação Brasileira de Artistas Líricos “Carlos Gomes” (Gravação Inédita)

11/09 - sábado

11h

Vera Pessagno

Canções de Carlos Gomes: - "La piccola mendicante", - "Realtá", - "Tu m'ami", -"Mamma Dice", -" Canta Ancor", - " Lo Sigaretto", - " Mon Bonheur", - " Quem Sabe"

Rádio Brasil de Campinas AM-1270

11/09 - sábado

19h

Apresentação da Orquestra Sinfônica e cantores líricos vitoriosos em concursos no Mês Carlos Gomes de 2016.

12/09 – Domingo

Rádio Cultura de Amparo FM - 88,5

12h

Rádio Brasil de Campinas AM-1270

Vera Pessagno

Protofonia da Ópera "O Guarany"-  e 5 Canções e Modinhas de Carlos Gomes, a saber: Tu m'ami,  Mamma Dice, La Piccola Mendicante, Addio e Quem Sabe

Canal 8 da Net -TV Comunitária de Campinas

19h

Flávio Negri Pianista e Cantor de Campinas interpreta música composta por seu conterrâneo Carlos Gomes QUEM SABE?!

Rádio Educativa de Campinas FM-101,9