Virada: Campinas se transforma em um grande palco no fim de semana

A Virada volta a ser realizada em Campinas, neste sábado, dia 20, e domingo, 21 de agosto, com cerca de 60 apresentações distribuídas por 18 locais da cidade. Desde 2015, não era realizada na cidade. Toda a programação é gratuita e aberta ao público. Serão 24 horas consecutivas de arte e cultura em espaços públicos e privados. A programação completa pode ser conferida no site http://viradasp.com/campinas/ .

Durante o anúncio da programação, o prefeito Dário Saadi ressaltou a importância da cidade participar da Virada e com uma programação tão rica. “"Para a cidade de Campinas, este evento é muito importante. Não temos a Virada Cultural aqui desde o ano de 2015 e agora, em 2022, neste período de retomada pós pandemia, a Virada vem num excelente momento", disse. "Não deixem de prestigiar nossa Virada", completou.

Entre os destaques da programação de sábado, 20, sobem ao palco da Estação Cultura, o músico Almir Sater, às 16h, e o cantor WD, que se apresentou no The Voice Brasil, às 22h30. No domingo, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas se apresenta com participação de Diogo Nogueira, às 11h, também na Estação Cultura.

A Virada vai reunir diversas linguagens artísticas, como música, teatro, literatura, arte urbana, entretenimento e shows realizados por artistas locais e grupos consagrados regional, nacional e internacionalmente.

As atividades vão ser descentralizadas em locais como Estação Cultura, Teatro Castro Mendes, Praça Corrêa de Lemos, Praça Bento Quirino, Biblioteca Zynk, Museu da Imagem e do Som (MIS), Arautos da Paz/Lagoa do Taquaral, Observatório Municipal e Cemitério da Saudade, Praça do Centro de Convivência, entre outros.

Campinas foi uma das 22 cidades selecionadas por chamamento público pelo governo do Estado de São Paulo para a realização da Virada SP, um programa criado pelo governo do Estado de São Paulo em 2007. A Amigos da Arte é a gestora da Virada SP junto com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A Virada em Campinas está sendo preparada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo como um grande evento de incentivo à arte local a fim de desenvolver a cultura e a economia criativa e também o econômico com destaque para a geração de empregos diretos e indiretos.

“Campinas tem DNA de Cultura e entendemos que essa parceria com governo do Estado vem num momento muito oportuno. Vem fazer parte dessa Virada, porque vão ver que a gente tem muita coisa pra mostrar nas multiformas que a Cultura tem”, disse a secretária da Pasta, Alexandra Caprioli.

O diretor artístico da Amigos da Artes, José Mauro Gnaspini, falou da importância de Campinas no cenário cultural. "A Virada SP é uma vitrine, um pacote de visibilidade para a cultura e os equipamentos locais, além de poder trazer artistas de renome nacional".

Outras apresentações

Haverá atividades no Centro da cidade, com olhar para a revitalização da região, em alguns pontos como casas de cultura, CEUS, museus e bibliotecas.

Além de Almir Sater e WD, a Estação Cultura, também recebe, no sábado, a banda Melim, Marília Corrêa, Natural Mystic, a DJ Ella de Vuono, que estará no line up do Rock in Rio deste ano, entre outros. As apresentações continuam no local com o show Moraes Moreira 75 anos por Davi Moraes, com participação especial de Larissa Luz.

Ainda na programação da Estação Cultura, a Orquestra Sinfônica se apresenta, às 11h, com Diogo Nogueira.

Já os amantes do Raul Seixas vão poder assistir, na Praça Bento Quirino, uma homenagem ao cantor, com a apresentação de Jonnata Doll e Edy Star.

Para os amantes do jazz, o “Jazz na Kombi” estará no Observatório de Campinas, mesmo local do evento “Noite dos Planetas Gigantes”, onde serão observados os planetas Júpiter e Saturno.

No Cemitério da Saudade acontecerá o passeio “Saudades e suas vozes”. Durante o percurso, serão contadas e relembradas histórias sobrenaturais do local. O encontro acontece nos dois dias do evento. Dia 20, às 18h; e, dia 21, à meia-noite e às 17h30.

A Mostra Curta Audiovisual de Campinas da diretora Mariana Atauri Maurer, que participa de eventos na cidade desde 2006, também terá programação especial madrugada adentro. As sessões acontecem no Museu da Imagem e do Som (MIS), das 22h (do dia 20) até às 6h. Outras atrações do MIS serão as bandas Cidadão José, Língua Chula, Brunno Mariante. A curadoria das bandas que se apresentam no MIS foi realizada pela Associação Cultural Central do Rock.

A novidade este ano é a programação por adesão onde atividades da cena cultural, que acontecerão nos dias 20 e 21, entraram na agenda da Virada.

Também o Sesc Campinas terá sua programação na Virada com show Teto Preto, Samuca e a Selva e Teatro Alice no Escuro.

Sobre a Virada SP

Este ano, a Virada SP volta ao modo presencial e, como nas edições anteriores, dá o título de Capital Cultural do Estado de São Paulo aos 22 municípios escolhidos – Adamantina, Iguape, Ilha Solteira, Paraibuna, Santa Fé do Sul, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio do Pinhal, Ubarana, Botucatu, Mairiporã, Registro, Santa Bárbara d´Oeste, Votuporanga, Itapevi, Santos, Bertioga, Itanhaém e São Sebastião, Campinas, Presidente Prudente, São José dos Campos e Indaiatuba. As cidades de Santa Rita do Passa Quatro, Ubarana, Santo Antônio do Pinhal, Paraibuna, Adamantina e São Sebastião participam de forma inédita do evento.

 

 

Além de fomentar e democratizar o acesso à cultura, a Virada SP, parte do programa #JuntosPelaCultura, é um grande incentivador da arte local que une estado, prefeituras e segmentos artísticos a fim de desenvolver a cultura e a economia criativa em todas as regiões do estado.

 

 

A Virada SP de 2022 tem um investimento de R$ 15,7 milhões, orçamento recorde na história das Viradas pelo Governo do Estado. A previsão é que, mais uma vez, o impacto econômico seja significativo com destaque para a geração de empregos diretos e indiretos nas regiões participantes.

Mais informações, acesse o site www.amigosdaarte.org.br.