Virada: Observatório Municipal terá programação especial

A equipe do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, aproveitando a época favorável de observação dos Planetas Saturno e Júpiter, preparou uma programação especial para a Virada SP 2022 Campinas com o evento “Noite dos Planetas Gigantes”. De sábado, dia 20 de agosto para domingo, dia 21 de agosto, o local estará aberto das 18h até 23h, para a observação. A atividade vai até as 2h da madrugada.

É preciso fazer inscrição no Portal da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas (https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/editais/2022-observatorio-noite...) para atender a capacidade do Observatório, que é de 400 pessoas. Caso este número seja atingido antes das 23h, o portão será fechado.

Antes da observação destes dois planetas, o público poderá ver pelo telescópio alguns objetos celestes: Alfa Centauro, Estrela Dupla e a mais próxima do Sol, dista 4.3 anos luz. A observação da Estrela Alfa Centauro começa às 18h40 e se estende até as 20h.

E a Nebulosa da Laguna, localizada na Constelação de Sagitário, dista 48/50 anos luz de distância. A observação da Nebulosa Laguna começa às 18h40 e se estende até 20h15 e a Albireo, a mais linda e colorida Estrela Dupla do firmamento. Ela está situada na Constelação do Cisne e dista 385 anos luz. Uma das estrelas é azul safira e a outra amarela dourada. A observação da Estrela Albireo começa às 20h30 e se estende até 22h30.

Planetas Gigantes

A observação dos planetas gigantes começa às 20h30 com Saturno, o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior planeta do Sistema Solar com um diâmetro de 115.200km (9.2 vezes maior que a Terra). Saturno leva cerca de 29 anos no seu período de translação e seu dia dura dez horas e meia . É o único planeta que pode ser observado a partir da Terra e possui 82 luas, sendo Titã a maior.

Júpiter pode ser visto a partir das 23h30. O quinto planeta a partir do Sol, é o maior dos planetas com seu cortejo de 79 Luas. Pode-se observar ao telescópio suas faixas e quatro de seus principais satélites.

Na parte externa, ao ar livre, a equipe do Observatório vai fazer um passeio pelo firmamento, mostrando as principais constelações e suas lendas. Para os amantes do jazz, o “Jazz na Kombi” estará no local como atração musical.

Serviço:

Dia: 20 para 21

Horários: abertura 18h até 23h. A atividade vai até as 2h da madrugada do dia 21 (sábado para domingo)

Capacidade de atendimento: 400 pessoas (Se esse número de pessoas for atingido antes das 23h, o portão será fechado. Essa medida é para não exceder a capacidade de atendimento do Observatório).

Inscrições: portal da Secretaria de Cultura e Turismo (https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/editais/2022-observatorio-noite...)

Local: Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini – OMCJN

Estrada do Capricórnio, Monte Urânia, s/nº - Serra das Cabras, Distrito de Joaquim Egídio - Campinas (SP)

Recomendação: levar agasalhos, porque o local é serrano e faz frio.

Haverá food truck no local.

Com tempo nublado não há observação pelo telescópio e com tempo chuvoso a atividade será cancelada.

A recomendação é que apenas crianças acima de 5 anos façam a observação pelo telescópio.