Virada: programação terá o lançamento da Revista Digital Capoeirando

O Museu da Cidade participa da Virada SP 2022 Campinas com o lançamento da Revista Digital Capoeirando, no sábado, dia 20 de agosto, das 10h às 14h, com entrada gratuita. Os visitantes poderão aproveitar para visitar as exposições de longa duração na Casa de Vidro e também a mostra “O Vazio Abarcado” que está em cartaz até 31 de agosto. Haverá também food truck de comidas afro-brasileiras.

O lançamento da revista digital tem o apoio do Museu da Cidade de Campinas, que atua com a cultural imaterial e fomentou as atividades de capoeira no desde 2005, mesmo antes da lei que institui a prática como cultura imaterial na cidade.

A Revista Capoeirando foi a primeira revista de capoeira do Brasil, lançada em 1995, por um grupo de estudantes da Unicamp, com apoio e financiamento na época da Faep e orientação do professor e doutor Eusébio Lobo.

No dia será apresentado o novo projeto editorial da Capoeirando, trazendo na capa a entrevista com a Mestra Lara, matéria sobre o grupo Baque Mulher, o histórico da própria Capoeirando, matéria sobre o Instituto Babá Toloji, a musicalidade do Choro e a participação de alunos indígenas é o destaque, pois abrem assim uma nova sessão neste formato.

Participam do conselho editorial da revista, Adriana Barão, que é do Museu da Cidade, Andrea Mendes, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ-FEBF e Luciana Barreto. A Revista durou quatro edições no período de três anos e sem financiamento finalizou suas atividades.

Neste ano, o professor doutor Cristiano Gallep, da Unicamp propôs a retomada da Revista Capoeirando, no formato digital, por meio do Projeto de Extensão Comunitária. O projeto envolve alunos da Unicamp e retoma o antigo conselho editorial, tendo também o apoio do Museu da Cidade de Campinas.

Sobre a Virada

A Virada em Campinas está sendo preparada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas como um grande evento de incentivo à arte local a fim de desenvolver a cultura e a economia criativa e também o econômico com destaque para a geração de empregos diretos e indiretos.

Campinas foi uma das 22 cidades selecionadas por chamamento público pelo governo do Estado de São Paulo. A Virada SP é um programa criado pelo governo estadual em 2007 e a Amigos da Arte é a gestora do Virada SP junto com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Serviço:

Lançamento da Revista Digital Capoeirando

Dia: 20 de agosto

Horário: 10h às 14h

Local: Casa de Vidro - Lago do Café- Av. Heitor Penteado, 2145

Haverá food truck com comidas afro-brasileiras em parceria com a Chef Fernanda do “Se a Vexe não”