Volta do Carnaval em Campinas movimenta economia da cidade

A retomada do Carnaval de Campinas está trazendo alegria para o povo e crescimento também para a economia da cidade. Bares, restaurantes e ambulantes  já registram aumento nas vendas de sexta-feira, sábado e domingo, com expectativa de movimento ainda maior nesta segunda-feira e no último dia, terça-feira.

O desfile dos blocos pelas ruas E praças dos distritos e bairros da cidade atrai os foliões que consomem e fazem girar a economia e comércio local.  Em Barão Geraldo, os impactos são positivos: aumento entre 20% a 30% nas vendas nestes dias de Carnaval comparado ao período sem festa.

O movimento também está gerando aumento de emprego já que os comerciantes estão tendo que contratar para poder atender tamanha demanda. Além de bares e restaurantes, tem os acessórios, fantasias e maquiagem. É uma cadeia produtiva de figurinos e adereços, que passa por costureiras a lojas da 13 de maio.

Estrutura

Comerciantes localizados por onde os blocos de rua desfilam comemoram os impactos e também elogiam toda a estrutura montada pelo Município para a festa.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo conta com o apoio da Guarda Municipal, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Cimcamp, Emdec, Setec, Samu, Sanasa, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária na realização do Carnaval de Campinas.

Troca mútua

Rodrigo Berdí, do espaço Reúne Comida e Cultura, em Barão Geraldo, contratou mais gente para dar suporte ao aumento de 30% no movimento em função do Carnaval. Ele destaca a importância dos blocos de rua e em especial o Bloco Cupinzeiro. Rodrigo conta que na pandemia teve uma rede de apoio dos integrantes do bloco. Neste Carnaval, o seu espaço apoia o bloco. “Uma troca mútua”, destaca.

Outro “conjunto de coisas positivas” segundo Rodrigo, é a atuação dos órgãos neste Carnaval em Campinas. “Todos os setores estão atuando juntos de maneira ordeira e organizada”, elogiou.

Lucas Silveira, proprietário da Bronco

Burger, disse que o reflexo do Carnaval foi de aumento de 20% no movimento. Blocos de rua desfilaram na esquina próxima à burgueria.

Lucas, conhecido como Lucão, também tem ajudado na divulgação junto aos clientes da campanha feita pela Prefeitura de proibir o porte e a venda de bebidas alcoólicas e não alcoólicas em garrafas ou recipientes de vidro nos locais onde haverá desfiles de blocos. O objetivo é garantir a segurança dos foliões, evitando situações que possam colocar em risco a vida das pessoas.

Marcos Paulo Quintela de Azevedo, do Bar Santa Genebra, registrou aumento de 30% na venda de refeições, no horário de almoço, durante o sábado de Carnaval.  A expectativa para os demais dias que este movimento continue também é otimista.

A influência nos bairros onde há desfile de blocos e os comércios locais é notável o intenso movimento. Um deles foi no desfile do Bloco Unidos Baden Powell, no Jardim Nova Europa. “O dono do bar quase não deu conta de atender. Havia uma doceria na frente que vendeu muito. Uma papelaria, e outros comércios, que sem dúvida foram impactados pela movimentação de pessoas”, são alguns dos depoimentos de quem esteve no local.