Museu de História Natural realiza palestra sobre animais peçonhentos

A equipe do Complexo do Museu de História Natural, da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, localizado no Bosque dos Jequitibás, realiza no domingo, 5 de junho, das 10h às 12h, uma palestra e discussão intitulada “Animais peçonhentos: quem são e por quê conservá-los?”. A atividade faz parte da SEMEIA 2022 (Semana do Meio Ambiente). 

A palestra ocorrerá no anfiteatro da Casa dos Animais Interessantes, anexo ao Aquário Municipal (acesso por escadas), localizado dentro do Bosque dos Jequitibás e será ministrada pelo biólogo Felipe Gonçalves Brocanelli, integrante da equipe do complexo. As inscrições limitadas e gratuitas podem ser realizadas através do e-mail: felipe.brocanelli@campinas.sp.gov.br . Serão aceitas inscrições na hora do evento mediante a disponibilidade de vagas.

Serão abordados, dentro dessa atividade, diversos temas relacionados a animais peçonhentos, dentre eles: identificação dos principais grupos e espécies importantes para a saúde pública, apresentando hábitos de vida, comportamento, biologia e outras curiosidades desses animais; manejo seguro das espécies; primeiros cuidados em casos de acidente; conservação do ambiente e mitigação de riscos.

Ao término da discussão, os participantes terão a possibilidade de interagir com materiais disponibilizados pelo acervo do Museu, como serpentes conservadas em meio líquido, peças taxidermizadas e espécies dóceis de serpentes vivas do plantel, já utilizadas em atividades de educação ambiental.