Coordenadoria Patrimônio Cultural

A cultura de um povo é algo vivo, marcado pelas relações sociais e em constante mutação. Manifesta-se sob diferentes aspectos, simbólicos e materiais, e revela a essência de uma sociedade: suas características, contradições e valores. Faz-se no dia-a-dia. Consolida-se e transforma-se ao longo do tempo e das gerações. A herança que fica constitui seu patrimônio cultural.

Parte importante de sua identidade, o patrimônio cultural permite compreender o passado e a dinâmica de uma sociedade. Conhecê-lo é, portanto, instrumento fundamental para a ação dos diversos grupos sociais, bem como para o planejamento urbano e a elaboração de políticas públicas. Para isso, é preciso promovê-lo e preservá-lo.

A consciência a respeito da preservação do patrimônio cultural ainda é recente no Brasil, mas vem crescendo com a atuação de órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan (criado em 1937 com o nome de Serviço do Patrimônio, Sphan) e dos conselhos regionais de defesa do patrimônio. No estado de São Paulo, a criação do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) data de 1968 e, em Campinas, o Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas) surgiu em 1987.

Sobre a Coordenadoria Setorial do Patrimônio Cultural

Sobre o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc)

Patrimônio material - Conheça os bens tombados ou em estudo de tombamento pelo Condepacc

Patrimônio imaterial - Conheça os registros de bens imateriais

Atendimento e informações sobre autorização de intervenções

Centro de Documentação Maria Luiza Pinto de Moura

Saiba mais

Revista eletrônica (artigos, resenhas e notícias) – Em breve

Eventos